10 julho 2005

Hofburg, o castelo de Viena

Chancelaria Imperial no Hofburg em Viena
Detalhe da fachada da Chancelaria Imperial (Reichskanzleitrakte) no Hofburg

Talvez você estranhe que eu chame o Hofburg de castelo. O monumental conjunto de jardins e palácios no coração de Viena parece destinado apenas a abrigar bailes rodopiantes e o farfalhar de saias no ritmo da valsa. 

Não rima com as fortificações que a gente se acostuma a associar a um castelo.

Mas o Hofburg é um castelo por excelência, se a gente o entende o conceito de castelo como centro de poder, local em torno do qual se organizava a vida política, social e econômica de um determinado território.

Praça dos Heróis no Hofburg em Viena
Em 2005, a Hedenplatz (Praça dos Heróis) do castelo foi convertida em uma imensa horta para lembrar a escassez enfrentada pelos vienenses durante a II Guerra, cujo final estava completando 60 anos. Durante o conflito, a população vienense plantava hortaliças nos elegantes espaços verdes da cidade para sobreviver

Sede do Palácio Imperial austríaco, o complexo do Hofburg foi simplesmente o centro do vastíssimo Império da Casa de Habsburgo, que durou 640 anos.

Bora passear por essa bela atração histórica de Viena?


O que ver no Hofburg


Palácio Real em Viena
O conjunto de edifícios do Hofburg parece ter sido construído para abrigar bailes com muitas valsas, mas já teve fosso, muralhas e ameias

Só para constar, é bom saber que, sim, o Hofburg já teve seus dias de fossos e muralhas, como prescrevia a cartilha dos castelos, antes que a pólvora tornasse as fortificações de pedra menos inexpugnáveis. A origem do Hofburg, aliás, é exatamente uma fortaleza do Século 13.

O conjunto do Hofburg cresceu e cobriu-se de adornos na mesma medida em que crescia o poder dos Habsburgo, ou a Casa d'Áustria. 

A dinastia, com origens no território que hoje pertence à Suíça, foi uma das mais poderosas da Europa. Governou a Áustria, a Hungria, a Boêmia, a Espanha, os Países Baixos, a Borgonha e o Reino de Nápoles (para citar alguns). 

Edifício Neue Burg no Hofburg em Viena
O Edifício do Neue Burg foi construído na segunda metade do Século 19, durante a reforma urbana do Centro Histórico de Viena. Esse palácio é hoje sede de diversos museus, como a Coleção de Armas, o Museu de Instrumentos Musicais e o Museu de Etnologia
Estátua do Príncipe Eugênio de Saboia no Hofburg em Viena
A estátua diante do Neue Burg retrata o Príncipe Eugênio de Saboia, chefe militar do sacro Império Romano durante 53 anos. Hoje, ele é mais famoso por ter mandado construir o Palácio Belverede de Viena, onde está exposto O Beijo e várias outras obras de Gustav Klimt
EStátua do Arquiduque Karl no Hofburg em Viena
Estátua equestre do Arquiduque Karl, um dos comandantes austríacos na guerra contra Napoleão, na Praça dos Heróis do Hofburg

Entre o Século 11 e o Século 19, os Habsburgo revezaram-se com outro punhado de casas nobres europeias no comando do Sacro-Império Romano Germânico.

Tanto poder teria mesmo que se expressar na opulência de seu castelo. O Hofburg é a tradução de 640 anos do reinado Habsburgo na Áustria.

Schweizertor no Hofburg em Viena
A Schweizertor, do Século 16, é uma das entradas monumentais do Hofburg. Ela substituiu o portão de acesso à fortaleza do Século 13 e dá acesso à parte mais antiga do castelo de Viena

Reserve pelo menos um dia para explorar os 20 hectares de jardins, palácios e museus do Hofburg. 

Dois jardins maravilhosos cercam o complexo palaciano, o Volksgarten e o Burggarten. Só eles já merecem um bom tempinho, pois são cheios de recantos adoráveis para momentos de sossego. 

Nas minhas duas visitas a Viena, eu me esbaldava nessas áreas verdes, totalmente abertas ao público. O Burggarten e o Volksgarten estão para Viena como o Central Park está para Nova York.

Volksgarten em Viena
Burggarten em Viena
Dois parques lindos fazem fronteira com os edifícios dos Hofburg. O Volksgarten tem decoração Art Nouveau (no alto) e o Burggarten (acima) é o "jardim oficial" do castelo

Mas não fique só do lado de fora. Tem muito mais pra ver no Hofburg. 

As atrações mais impressionantes são os Apartamentos Imperiais, a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola Espanhola de Equitação (onde desde o Século 16 os cavalos da raça Lipizzan dão show de balé e adestramento), as salas usadas durante o Congresso de Viena (onde as potências europeias do início do Século 19 decidiram os destinos e as novas fronteiras do continente, após a queda de Napoleão).

Palácio Amalienburg no Hofburg em Viena

O Palácio Amalienburg, do Século 16, foi usado como residência pela realeza austríaca

Símbolo da Dinastia Habsburgo

Este leão meio com cara de suricato era o símbolo da Dinastia Habsburgo e você vai encontrar várias estátuas e relevos com essa representação no Hofburg


Os museus do Hofburg ostentam a vasta coleção de tesouros sacros e obras de arte acumuladas pelos Habsburgo durante os quase sete séculos de reinado.

Não deixe de visitar a Burgkapelle, capela privativa da corte, construída no século 13.

Biblioteca Nacional da Áustria do Hofburg em Viena
Biblioteca Nacional da Áustria do Hofburg em Viena
A Prunksaal é a sede da Biblioteca Nacional da Áustria. A estátua em frente ao edifício é do imperador José II

O Hofburg, hoje, também abriga os gabinetes do presidente da Áustria.


Como chegar ao Hofburg de Viena

As estações de Metrô (U-Bahn) mais próximas do Hofburg são Herrengasse e Volkstheater. É mais gostoso, porém, chegar de bonde.

As linhas 1 e 2 do bonde (Tram #1 e Tram #2) fazem todo o percurso da Ringstrasse, o bulevar que cobre exatamente o traçado da antiga muralha de Viena, contornando todo o Centro Antigo (Innere Stadt), entre palacetes do Século 19.

Desça do bonde na parada da Maria-Theresien-Platz e você estará de cara para o gol.

Museu de História Natural de Viena
Estátua da Imperatriz Maria Tereza em Viena
Desça do bonde na Maria-Theresien-Platz e você estará de cara para o gol do Hofburg. A Praça homenageia a Imperatriz Maria Teresa (bisavó da Imperatriz Leopoldina do Brasil) que reinou na Áustria por 20 anos. Fica bem na divisa entre o complexo do Hofburg e o quarteirão dos museus. No alto, o elogiado Museu de História Natural, que também fica na praça

Visita ao Hofburg de Viena - horários e preços


Os Apartamentos Imperiais do Hofburg, o Museu Sissi (dedicado à célebre imperatriz vivida no cinema por Romi Schneider) e a coleção de pratarias da família imperial austríaca podem ser visitados de terça a domingo, das 10h às 17h. 

A entrada combinada para esses museus custa €15, com direito a audioguia.

Hofburg em Viena

A Burgkapelle (entrada pelo Schweizerhof) pode ser vista às segundas e terças-feiras, das 10h às 14h, e às sextas-feiras, das 11h às 13h, com entrada gratuita.

Tente assistir a um concerto na Burgkapelle (os famosos Meninos Cantores de Viena, por exemplo, se apresentam lá). 

Os demais espaços (pátios e jardins) do Hofburg são áreas públicas, com visitação livre.

A Áustria na Fragata Surprise
O que fazer em Viena
Museu do Palácio Belvedere em Viena - a casa de Klimt e companhia
Passeio de barco no Rio Danúbio - a paisagem da Wachau


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
X (ex-Twitter) | Instagram | Facebook | Bluesky | Threads

2 comentários:

  1. Nossa que lugar lindo! As construções e os monumentos são fantásticos, né?
    Bj :)

    www.forevercarol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bonito, sim, Carolyne. Vale muito a pena dedicar um dia para a visita :)

      Excluir