Atualizado em dezembro de 2022
Não fiz uma pesquisa com rigores estatísticos, mas sou capaz de apostar que o adjetivo mais associado a Santiago, nos relatos de quem já andou por lá, é “civilizada”.
A cidade realmente prima pela limpeza, segurança e organização. Seus moradores cativam pela cordialidade e pela solicitude nada invasiva com que tratam os visitantes.
Para muita gente — basta checar a internet — os emblemas de pedra e cal desse alto grau de civilização de Santiago do Chile são as largas avenidas margeadas por alumínio, vidro e letreiros de grifes dos elegantes bairros de Vitacura, Las Condes e El Golf.
![]() |
Bonitos, bem cuidados e integrados a áreas verdes, os cafés
literários de Santiago são ótimos para uma pausa entre passeios |
Eu, porém, prefiro monumentos menos feéricos (e menos materiais): a política de incentivo à leitura da capital chilena, por exemplo, é simplesmente um show de bola. Basta conferir o Sistema de Bibliotecas do bairro de Providencia e os chamados cafés literários de Santiago do Chile.
São seis estabelecimentos: a Biblioteca Municipal, os cafés literários de Santa Ana, Parque Balmaceda e Parque Bustamante e os cafés ao ar livro (não é erro de digitação, não!) das praças de Las Lilas e Uruguay.
![]() |
O Parque Bustamante é simplesmente adorável |
Bonitos, bem cuidados e integrados a áreas verdes, os cafés literários de Santiago funcionam como ponto de encontro, oferecem atividades culturais e contribuem para a inclusão digital, com empréstimos de computadores, aulas para quem não tem intimidade com as geringonças e fornecimento de WiFi gratuito.
Veja como aproveitar esses espaços de leitura e integração social de Santiago:
Cafés literários de Santiago do Chile
![]() |
Eu bati ponto no café do Parque Bustamante todos os dias.
Tem boas comidinhas, internet grátis e sossego |
⭐Café Literário do Parque Bustamante
General Bustamante, à altura do n° 50, Providência (Metrôs Bustamante ou Baquedano)
Atualização: O Café Literário do Parque Bustamante está fechado desde
2020, em consequência de dois ataques sofridos, o último deles, um incêndio
criminoso, em fevereiro daquele ano. Atualmente, aguarda o início de obras de
restauração.
Nas mesas ao ar livre do café literário ou no delicioso salão de leitura (providencial para o frio do final da tarde), devorei páginas e páginas, desfrutando do verde do Parque Bustamante, que entra pelas imensas vidraças.
![]() |
Esta torta de framboesa é uma delícia |
O movimento no café, no salão de leitura e na biblioteca (no primeiro andar), demonstra que instituições voltadas para os livros podem ser lugares muito vivos e interessantes.
O espaço funciona como um centro de convivência, onde vizinhos se encontram para um café, dois dedinhos de prosa (num tom de voz ultra civilizado) ou simplesmente para ler o jornal, zapear a internet ou assistir a um espetáculo de música e teatro.
E chama a atenção a quantidade de gente mergulhada nos livros (Os volumes de The Song of Ice and Fire, que deram origem à série de TV Game of Thrones, eram os campeões de audiência, o que prova que eu não estou sozinha na minha nova adição química 😊).
Quem quiser experimentar Santiago de verdade não pode deixar de dar uma passada pelo Café Literário do Parque Bustamante e testemunhar como é bacana viver numa cidade que estimula a leitura oferecendo espaços acolhedores e ótimo acervo a seus moradores.
Para melhorar, o café propriamente dito também bate um bolão: a torta de framboesa servida lá é deliciosa.
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário