30 janeiro 2012

Visitas guiadas em Brasília - conheça os principais monumentos da Capital Federal

Palácio do Itamaraty em Brasília
O Itamaraty é uma paisagem cotidiana pra mim: todo dia eu passo na porta, a caminho do trabalho

Atualizado em julho de 2025

A arquitetura de Brasília atrai visitantes do mundo inteiro. Os edifícios projetados por Oscar Niemeyer colocaram a capital federal no mapa de amantes da arte e do Modernismo e são realmente espetaculares. E o melhor é que dá para vê-los por dentro, em visitas guiadas gratuitas.

Praça dos Três Poderes em Brasília
A Praça dos Três Poderes fotografada do 10º andar do Anexo IV da Câmara (onde funciona um restaurante aberto ao público). As torres do Congresso está à esquerda. Ao centro, o Palácio do Planalto e no cantinho direito está o STF

O Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Itamaraty (onde funciona o Ministério das Relações Exteriores) e o Supremo Tribunal Federal são as sedes de órgãos públicos mais procuradas pelos turistas. Todos eles foram projetados por Oscar Niemeyer.

As visitas a esses edifícios têm horários rígidos e algumas regrinhas, mas valem muito a pena.

Veja neste post como organizar sua visita guiada aos principais monumentos arquitetônicos da capital federal:

Visitas guiadas em Brasília


Congresso Nacional em Brasília
Em condições normais, há visitas guiadas ao Congresso a cada 30 minutos, das 9h30 às 17h

Visita guiada ao Congresso Nacional


Há visitas guiadas ao Congresso em diversos horários, às segundas, quintas e sextas. Durante os finais de semana e feriados, a visita é livre, sem acompanhamento de guias. Os passeios se encerram sempre às 17 horas.

Painel de Athos Bulcão na Câmara dos Deputados
Painel de Di Cavalcanti na Câmara dos Deputados
O Salão Verde da Câmara (que você certamente já viu em todos os telejornais) exibe uma infinidade de belezas, como o painel de azulejos Ventania (1971), de Athos Bulcão (no alto) e os murais Candangos (1960), de Di Cavalcanti (acima, ao fundo), e Araguaia (1977) de Marianne Peretti

As visitas guiadas são feitas sempre em grupo, a cada 30 minutos. O acesso é pela rampa principal do Congresso. 

Nas quintas-feiras é preciso fazer agendamento até a noite da véspera (clique aqui para o formulário de agendamento) e o ponto de encontro é o Salão Branco (a Chapelaria, um dos acessos ao Congresso). 

A arquitetura, a história e o funcionamento das duas casas legislativas são apresentados aos visitantes por monitores treinados. 

O serviço é gratuito. A melhor forma de chegar ao Congresso é de transporte público. São muitas as linhas de ônibus que servem a Esplanada e também passam pelo Itamaraty.

"Bailarina" de Victor Brecheret na Câmara dos Deputados
Escultura "Maria, Maria" de Sonia Ebling na Câmara dos Deputados
O Congresso Nacional tem um belo acervo de obras de arte. No alto, Bailarina (1920), de Victor Brecheret. Acima, Maria Maria, de Sônia Ebling. Ambas as esculturas foram vandalizadas na invasão das sedes dos poderes durante a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023, mas já foram recuperadas

Atenção à indumentária: nos dias de funcionamento da Câmara e do Senado, os shorts, bermudas, regatas e chinelos estão banidos. O site do Senado recomenda a entrada pela rampa principal do Congresso.

Para mais informações: (61) 3303-4671 e 3303-1581, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, informações pelo telefone (61) 3216-1768, das 9h30 às 17h. Consulte também o site da Câmara sobre o assunto.

Visita Guiada ao Itamaraty


Palácio do Itamaraty em Brasília
O Itamaraty tem uma coleção de arte magnífica

Não contente em ser lindo de rasgar a roupa, a sede do Ministério das Relações Exteriores abriga um bom acervo de arte moderna, com obras de Volpi, Athos Bulcão, Portinari, Tomie Otahke, Manabu Mabe e Rubem Valentim, entre outros. 

Os jardins do Itamaraty, de Burle Marx, são maravilhosos (passo por eles todos os dias e não canso de babar).

Escultura Meteoro de Bruno Giorgi no Palácio do Itamaraty
A escultura Meteoro, de Bruno Giorgi, virou meio que uma logomarca do Itamaraty. Ela fica no espelho d'água do jardim

As visitas guiadas ao Palácio do Itamaraty duram 75 minutos, são feitas de terça a domingo e precisam ser agendadas (nesta página). São realizadas em grupos de, no máximo, 15 pessoas. 
O Ministério das Relações Exteriores recomenda que os visitantes cheguem 15 minutos antes da hora marcada para a visita, para credenciamento. Leve um documento oficial com foto.

É proibida a entrada com bolsas, sacolas ou mochilas de grandes dimensões, bebidas e alimentos, pau de selfie ou tripé de câmara fotográfica.

De terça a sexta-feira, os horários são 8:45h, 9:15h, 10:15h, 10:45h, 14:15h, 14:45h, 15:45 e 16:15h. Aos sábados, domingos e feriados, apenas às 8:30h, 10:15h, 14:15h e 16h.

Durante a semana, tem dress code rígido: nada de bermudas, camisetas regatas, shorts, minissaias, e chinelos. 

Para agendar e saber mais, vá ao site do Itamaraty.

Palácio da Alvorada 
As vistas ao palácio estão suspensas

Palácio da Alvorada em Brasília

É como se uma nave espacial nada feérica (e com a leveza de uma borboleta) estivesse pousando naquele gramadão infinito no exato instante em que a gente olha. Adoro esse edifício delicado e de linhas comoventes, de tão simples. 

O Alvorada é a residência oficial dos presidentes da República e tem regras bem restritas de visitação. São distribuídas apenas 240 senhas por semana para as visitas guiadas que são realizadas exclusivamente nas tardes das quartas-feiras, em grupos de 30 pessoas. Veja horários e regras de agendamento aqui.

Alguma linhas de ônibus que servem à Vila Planalto têm uma parada próxima ao Palácio, em frente ao Hotel Golden Tulip.

Visitas guiadas ao Palácio do Planalto


 
Palácio do Planalto em Brasília
As visitas guiadas ao Palácio do Planalto duram cerca de 1 hora

As visitas guiadas ao Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, é preciso agendar (aqui). O tour é feito de hora em hora, das 9h às 13h e duram cerca de 1 hora.

O roteiro da visita inclui o térreo, o segundo e o terceiro andar e ainda o subsolo, que agora é um novo espaço para exposições. Os grupos podem ter no máximo 30 pessoas. 

O roteiro inclui o Salão Nobre (que é espetacular), a Sala de Reunião Suprema, e o gabinete de trabalho dos presidentes da República.

Supremo Tribunal Federal
As visitas do STF estão temporariamente suspensas

Supremo Tribunal Federal em Brasília

As visitas ao STF precisam ser agendadas e são realizadas de segunda a sexta, às 10h e às 11 horas. Nas segundas, terças e sextas também há grupos à tarde (às 14h, 15h, 16 e 17h). Além de visitar o edifício, também é possível assistir a uma sessão do STF.

Para agendar, envie e-mail para visitacao@stf.jus.br informando a modalidade da visita (quer ver o edifício ou assistir a uma sessão?),a data e o horário pretendidos, seu nome, cidade de origem e telefone.

Não são aceitos “trajes esportivos” nas dependências do STF. Para mais informações, consulte o site do STF.




Todas as dicas de Brasília

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
X (ex-Twitter) | Instagram | Facebook | Bluesky | Threads

2 comentários: