![]() |
Praia do Coqueirinho, Paraíba: minha despedida do verão
foi em grande estilo |
Minha despedida do verão deste ano foi muito bacana. Passei o Carnaval em João Pessoa e aproveitei para conhecer duas praias próximas à capital (que bate um bolão nesse quesito, com as melhores praias urbanas do Nordeste).
As escolhidas foram as praias de Areia Vermelha e do Coqueirinho, que adorei e recomendo.
![]() |
Areia Vermelha: a quase 1 km da Costa, a água bate nos tornozelos... |
Veja as praias da Paraíba que aproveitei nessa despedida do verão:
![]() |
Praia do Coqueirinho |
Duas praias da Paraíba
Na verdade, Areia Vermelha não é uma praia, mas um banco de areia em frente à Praia de Camboinhas, no município de Cabedelo, colado a João Pessoa. É um lugar para brincar de estar no meio do oceano com a água na altura dos tornozelos — é inevitável a ilusão de um superpoder...
Cerveja gelada, mesinha, guarda sol e camarõezinhos suculentos completam a farra em Areia Vermelha. E a vista da cidade é linda.
![]() |
Os barquinhos substituem as barracas de praia |
Como chegar a Areia Vermelha
Os bares de Camboinhas oferecem o transporte até Areia Vermelha em lanchinhas, que cobram R$ 15 por passageiro.
É bom tomar cuidado e procurar indicações sobre os mais confiáveis, pois o que levou a mim e meus amigos, na segunda-feira de Carnaval, simplesmente desapareceu.
Quando a maré subiu, tivemos que pedir abrigo num barco de passeio que estava ancorado nas proximidades e nos viramos para conseguir uma carona de volta à praia.
Saldo da brincadeira: três celulares e uma câmera fotográfica irremediavelmente afogados. Por sorte, consegui salvar o cartão de memória com as fotos deste post...
![]() |
Apertem os cintos, a praia sumiu! |
As barracas que atendem os visitantes cobram uma taxa de R$ 7 por cada mesa. Leve muito protetor solar e não esqueça do chapéu, pois o racionamento de guarda-sóis é rígido: um por mesa e não adianta chorar.
Protegida por uma falésia, em uma curva suave do Litoral, a Praia do Coqueirinho encanta à primeira vista, contemplado lá do alto.
Como chegar à Praia do Coqueirinho
As águas, mansinhas — cortesia da barreira de recifes — são tão cristalinas que, nas partes mais rasas, ganham o tom dourado da areia. O belo coqueiral e a mata nativa em frente ao mar escondem um riacho de águas geladinhas.
![]() |
Entardecer na Praia do Coqueirinho |
As falésias que cercam a pequena enseada da Praia do Coqueirinho são um senhor mirante e vale a pena dar uma parada para contemplar o marzão, antes de descer a ladeira íngreme rumo ao mergulho.
É possível deixar o carro em estacionamentos, no topo da falésia. Várias barracas atendem os visitantes, algumas delas bem organizadinhas, com espreguiçadeiras confortáveis.
O tira-gosto onipresente é o ensopado de caranguejo catado.
Esse paraíso costuma ficar infernal nos finais de semana, com barracas lotadas e muito barulho. Nós, porém, demos a maior sorte.
Em pleno Domingo de Carnaval, a farra na cidade de Jacumã, a poucos quilômetros da praia, foi muito mais sedutora para as multidões do que a placidez do mar azul do Coqueirinho. Ainda bem que tem gosto para tudo...
![]() |
Acesso à Praia do Coqueirinho: é só deixar o carro no estacionamento, no alto da falésia, e descer o ladeirão |
Basta seguir pela Rodovia PB-008. Ela está 25 km ao Sul de João Pessoa, no município do Conde.
Mais sobre a Paraíba
O que fazer em João Pessoa
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Apesar de não conhecer muito bem o Nordeste, acho que meu local preferido!!!!!
ResponderExcluirA Paraíba é muito legal, mesmo, Bruno. Acho João Pessoa uma delícia, com a orla tão bem preservada. Espero que mais viajantes descubram o estado, mas que o turismo de massas não descaracterize um lugar tão bacana. Abs
ExcluirEstivem em João Pessoa há dois anos atrás, com meus pais, meu marido e as meninas... Adorei!!
ResponderExcluirEra agosto, então não era período de férias no Brasil e correu tudo bem...
Minhas filhas (que são pequenas) ficaram encantadas com a Areia Vermelha...
Vale a pena conhecer!!
Mage, aquela sensação de estar no meio do mar com a água nos tornozelos é um barato. Também adorei Areia Vermelha :)
Excluir