Santa Maria, na Ilha do Sal, tem muitas opções de hospedagem
pé na areia com ótimos preços. Esta é a praia do condomínio onde me alojei |
Mais turística das ilhas de Cabo Verde, a Ilha do Sal é famosa por seus resorts à beira-mar, onde os europeus (principalmente eles, mas não só) se internam para aproveitar o calor e as praias maravilhosas – pagando diárias que costumam passar dos € 200.
Felizmente, porém, a as opções de hospedagem na Ilha do Sal vão muito além dessa configuração asséptica e cara.
Quebra-mar do Século 16 na Praia do Porto Antigo, Ilha do
Sal |
E o melhor é que escolher essas alternativas mais “pé na terra” de hospedagem na Ilha do Sal não significa abrir mão do pé na areia. Na cidade de Santa Maria, onde estão as melhores praias, é farta a oferta de alojamento na beiríssima do mar, por preços muito atraentes.
A piscina do Porto Antigo 1 e o marzão de Cabo Verde |
"Minha" praia 💙 |
Veja como foi a minha experiência:
Hospedagem na Ilha do Sal, Cabo Verde
➡️ A estrutura do Porto Antigo 1
A muitíssimo sossegada “Praia 2” do condomínio |
Parte dos apartamentos é administrada por um pool e conta com serviço de hotelaria — portaria e limpeza diária, por exemplo. Outras unidades do condomínio são administrados pelos donos ou empresas locais, como era o caso do apê onde fiquei.
As construções do Porto Antigo 1 têm no máximo dois pavimentos de casinhas geminadas — tipo um village — distribuídas por ruas muito bem cuidadas, floridas com muitos bougainvilles e com vigilância permanente.
Não existem praias particulares em Cabo Verde. Só a
estrutura (cadeiras, guarda-sóis...) tem uso privativo. Abaixo, o acesso à
piscina no condomínio |
Nessa área, coberta por um deque de madeira, há uma boa oferta de espreguiçadeiras, mas neca de guarda-sóis. Outra coisa que faz falta é um serviço de bar.
O condomínio também tem acesso direto a duas praias muito gostosas. Logo abaixo à área da piscina fica Praia do Porto Antigo, protegida por um quebra mar construído no Século 16 para proteger o desembarque de escaleres dos navios portugueses que começavam a explorar o Arquipélago de Cabo Verde.
A “Praia 2” do Porto Antigo também tem uma estrutura de
cabanas de palha e espreguiçadeiras |
Em Cabo Verde, como no Brasil, não há praias particulares. Todas são espaços públicos, de livre acesso.
Mesmo a Praia do Porto Antigo, que está completamente cercada pelo condomínio, é frequentada regularmente pelos moradores de Santa Maria. O astral democrático é bem agradável e sem aquela "cara de resort" que eu não curto.
O acesso ao meu apartamento |
Acho muito legal saber que os verdadeiros donos daquelas praias deliciosas também têm direito a ela. Nos finais de tarde, era comum ´ver grupos de crianças saindo da escola e chegando para o banho de mar.
As duas praias em frente ao condomínio têm uma estrutura básica de espreguiçadeiras e cabaninhas de palha. A sombra está garantidíssima, portanto.
A sala do apê. Não reparem a bagunça 😊 |
No mezanino ficam o quarto e um closet, com armários e gavetas.
A sala do apartamento vista do mezanino |
Na sala, há uma mesa de quatro lugares. Estendida, ela dobra de tamanho. Uma tevêzinha muito pequena — que eu nem lembrei de ligar — e um sofá cama completam a lista de principais equipamentos desse cômodo.
O quarto fica no mezanino. Esta claraboia sobre a cama
pode ser aberta para ventilar o cômodo e também tem um blecaute, para
vedar a entrada da luz |
O que falta mesmo no apartamento é o WiFi. Mas eu resolvi muito bem a minha necessidade de internet com o chip de celular da Unitel, empresa de telefonia de Cabo Verde, que custou € 5, com pacote de 1 giga. Além disso, a vasta maioria dos bares e restaurantes da Ilha do Sal oferecem WiFi gratuito.
Pátio interno do edifício onde me hospedei. A porta do meu
apê é aquela no centro da imagem acima |
A limpeza do apartamento é feita uma vez por semana. Eu cheguei em um domingo, a faxineira foi lá na quarta-feira à tardinha, bem no meio da minha estadia — que se encerrou na sexta-feira.
➡️ Check-in e check-out no apartamento
![]() |
O banheiro do apê é amplo e bem conservado |
Meu contato para avisar que tinha chegado era em outro hotel/condomínio vizinho, o Porto Antigo 2, onde funciona a Gest Plain.
Pois foi só o tempo de dar uma alô para o porteiro e fumar um cigarro e lá estava Marízia, meu anjo em Cabo Verde, com a chave do apê pra me entregar. Early check-in é uma bênção, ainda mais quando a gente passou a noite no avião, né?
As cabaninhas de palha na Praia do Porto Antigo, minha
sombra preferida em Cabo Verde |
Ela me deu conselhos e dicas preciosas para facilitar a minha estadia em Cabo Verde, sugeriu restaurantes, orientou a compra do meu chip de celular e ainda agendou o meu passeio pela Ilha do Sal e meu transfer para o aeroporto.
Meu dia sempre terminava na piscina do condomínio |
Marízia trabalha na agência Gest Plain, que administra vários apartamentos alugados por temporada na Ilha do Sal, além de oferecer excursões e traslados.
Se você está planejando uma viagem à Ilha do sal, anote os e-mails dela: gestplainsal@gmail.com ou gestplainreservas@gmail.com.
A praça principal de Santa Maria vista da varanda do
apartamento. O casarão à direita é a residência oficial do chefe de governo da
Ilha do Sal |
O apê comportaria até quatro pessoas — um casal e duas crianças, por exemplo. Uma dupla de amig@s também divide o espaço com conforto, pois o sofá cama é bem decente.
Hospedagem em resort na Ilha do Sal
Mais sobre a Ilha do Sal em Cabo Verde
Cabo Verde: o que fazer na Ilha do Sal
Onde comer na Ilha do Sal, Cabo Verde
Cabo Verde: compras na Ilha do Sal
Nenhum comentário:
Postar um comentário