Quando você for a Recife, faça o possível para não chegar na hora do rush. O trânsito da cidade está simplesmente impossível, páreo para São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
.jpg) |
O Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, tem
origens em uma fortificação do Século 17, erguida para resistir à invasão
holandesa. Já foi um centro cultural que reunia gente como Paulo Freire e Ariano
Suassuna. Depredado após o golpe de 64, foi restaurado e hoje é aberto ao
público para atividades culturais |
Cheguei às 17:30h e paguei todos os meus pecados, quase uma hora presa no engarrafamento entre o Aeroporto dos Guararapes e o hotel, em Boa Viagem, a 6,6 km — o Google Maps prometia um percurso de 13 minutos. Bem se vê que que essas engenhocas entendem pouco de metrópoles brasileiras...
Apesar do trânsito, pode valer a pena alugar um carro em Recife, pois a cidade é grande, os pontos de interesse ficam distantes uns dos outros — sem falar de Olinda, que fica ao lado e merece muitas visitas — e as tarifas de táxi são salgadas, comparadas com as de Brasília e do Rio de Janeiro, por exemplo.
O transporte coletivo de Recife não entusiasma.
.jpg) |
A ida pra o show de Macca até que foi suave. A volta, porém... |
No fim de semana de 21 e 22 de abril, o sistema de táxis de Recife estava à beira do colapso. A cidade recebeu cerca de 150 mil visitantes, atraídos pelos shows de Paul McCartney, Chico Buarque, Abril Pró-Rock e as apresentações do Cirque du Soleil.
As frotas de Jaboatão, Olinda e Paulista, municípios vizinhos, foram convocadas para reforçar o serviço, mas nem isso deu conta da demanda.
Resultado: desde a sexta-feira, 20/04, já era um sufoco conseguir táxi no Aeroporto dos Guararapes. Esperei cerca de 40 minutos na fila.
Na saída do show de Macca, a coisa ganhou contornos de filme de terror, piorada pela interdição do trânsito, que não deixava os táxis se aproximarem da região do Estádio do Arruda. Mesmo com a dificuldade de encontrar estacionamento, lamentei muito não ter alugado um carro.
Onde me hospedei em Recife
.jpg) |
O hotel Jangadeiro fica na Praia da Boa Viagem |
A maioria das opções de hospedagem em Recife fica em Boa Viagem e imediações. Pelo Booking, escolhi o
Hotel Jangadeiro (Avenida Boa Viagem n° 3114), meio antigão, mas o único que ainda tinha um apartamento duplo e um apartamento triplo disponíveis para o fim de semana de 21 e 22 de abril.
Os quartos são bem grandes, com varanda e banheiros espaçosos. O atendimento não chega a encantar, mas é profissional e não compromete.
Os apartamentos, porém, precisam de uma reciclada, pois deixam a desejar no quesito conforto: travesseiros magérrimos, sequer uma mesa de cabeceira ou bancadinha para apoiar o notebook. Diária no duplo na casa dos R$ 300 e no triplo em torno dos R$ 400.
Cyntia, estou querendo ir a Recife tirar o visto para os EUA e de quebra ver o show de Aznavour no Chevrolet Hall em Olinda. Acha que vale a pena ficar os dois dias em Recife (necessários para o visto) e os outros dois dias em Olinda ou ficar em Recife e fazer Bate e Volta até Olinda só para o show? Não tenho muito interesse em praia, mas estes centros históricos me encantam!!
ResponderExcluirNivia, sou louca por Olinda, tenho as melhores memórias de lá, mas faz muito tempo que não visito a cidade (ando doidinha pra voltar...).
ExcluirPelo que tenho lido e conversado com amigos já tem bastante opção de hospedagem por lá, mas é tão pertinho de Recife que não sei se compensa trocar de hotel no meio da viagem. Desde criança, quando passava férias lá, Olinda era como um bairro da cidade, ir a Olinda era como ir tomar sorvete na Ribeira, ir ao Bonfim ou ir ver o por do sol no Humaitá.
O que eu recomendo é que vc alugue um carro (embora o trânsito em Recife esteja um inferno, igual ao de Salvador), pois achei a tarifa de táxi muito cara, na última vez que estive lá e o transporte coletivo é maio complicado. E tome todos os cuidados que você tomaria em Salvador, porque os problemas de segurança, lá, são bem similares aos da nossa cidade.
Esse show de Aznavour pareceu interessante. Pena que é logo depois da minha viagem pro Equador...