13 dezembro 2024

Dicas de Cefalônia, onde a Grécia é mais azul

Ilha de Cefalônia na Grécia
Cefalônia, cercada pelo azul mais bonito que vi na Grécia

Faz um tempão que estou procurando um jeito organizar neste post as dicas de Cefalônia, na Grécia, driblando os clichês. Começo dizendo que Cefalônia tem tudo que a gente quer quando pensa em uma viagem ao país: paisagens, história e praias.

Objetivamente, Cefalônia (Κεφαλονιά, em grego) é a maior das ilhas jônicas e a 6ª maior ilha grega. Uma porção de rocha e vegetação cercada pelo azul mais profundo e apaixonante que eu já vi na minha vida. O primeiro requisito de uma viagem à Grécia, que são as paisagens, ela cumpre com louvor.

Cefalônia também pode ser, acreditam os arqueólogos, a verdadeira Ítaca cantada por Homero na Odisseia — Ulisses/Odisseu é apontado em relatos mitológicos como “rei dos cefalônios”. Basta dizer isso pra você saber que a segunda premissa também se cumpre: Cefalônia tem muita história.

Cefalônia na Grécia
As águas de Cefalônia são perfeitas. Até a temperatura friazinha a gente aprende a achar uma delícia
 
Bom, e quanto às praias... Cefalônia é um pedaço de terra onde tudo nos chama para o azul hipnótico do Mar Jônico. Um lugar onde a gente dorme, acorda, almoça e janta com vista pra o mar — é dele que certamente virão essas refeições — e passa boa parte do tempo mergulhada naquelas águas. 

Se é praia que você busca na Grécia, encontrou seu lugar: estar em Cefalônia é entregar os cinco sentidos ao mar. 

Argostoli na Ilha de Cefalônia na Grécia
Argostoli na Ilha de Cefalônia na Grécia
Em Cefalônia, a gente dorme, acorda, almoça e janta com vista pra o mar. No alto, a cidade de Argostoli, capital da ilha, vista da pousada onde me hospedei. Acima, a orla da cidade, diante da Baía de Argostoli

O olhar se derrama na paisagem, o paladar flutua com os frutos do mar, os ouvidos ficam mal acostumados de serem ninados pelo ronronar das ondas, a pele começa a gostar de banho de mar friozinho e o nariz se lembra que os melhores lugares do mundo cheiram a maresia. Tá bom de praia pra você? 😊

Veja como aproveitar uma temporada em Cefalônia:

Argostoli na Ilha de Cefalônia na Grécia
O letreiro I 🧡 Cefalônia fica no calçadão de Argostoli e atrai muita gente para selfies

Dicas de Cefalônia, Grécia

Leia também:
Onde comer em Cefalônia

Quanto tempo ficar em Cefalônia

Fiquei quatro dias em Cefalônia e fui embora querendo ficar muito mais. A ilha tem um vasto elenco de praias maravilhosas, então, quem ficar uma semana ou 10 dias dificilmente vai ficar sem ter o que fazer.

Pra começar, alugue um carro, não importa o tamanho de sua estadia. O transporte público em Cefalônia é escasso e deficiente, com poucas frequências diárias. Além disso as rotas de ônibus não foram pensadas para turistas e não levam às melhores praias. Já disse e não custa repetir: Cefalônia sem carro é roubada.

Vila pesqueira na Ilha de Cefalônia
Vilarejo no caminho para Fiskardo
 
Mas não é só porque você tem a comodidade de estar de carro que vai programar um intensivão de três dias, 20 praias, tá? Cefalônia não é pequena, tem 773 km2 (pouco mais do que três vezes a Ilha de Itaparica e quase o dobro da Ilha de Santa Catarina) de terreno muito montanhoso e acidentado.

Traduzindo, não é lugar pra ficar pulando de praia em praia no mesmo dia, porque você passaria mais tempo dentro do carro do que naquele mar (aliás, pular de praia em praia é uma péssima ideia em qualquer lugar).
 
Cefalônia na Grécia
Circulando por Cefalônia, a sensação é de estar sempre subindo ou descendo uma montanha (geralmente, é verdade). Meros 30 km podem exigir um bom tempo de estrada, por causa das curvas à beira dos abismos

Então, ajuste seu roteiro na Grécia pra ter tempo de curtir cada praia que você escolher em Cefalônia como ela merece, sem atropelos.

Veja esses dois roteiros no país:
Roteiro na Grécia, o país azul (de 2012, sem Cefalônia, mas com Rodes).
Roteiro de carro na Grécia (de 2024, com Cefalônia).

Onde ficar em Cefalônia


Fiquei hospedada diante de Argostoli, do outro lado da baía, no distrito de Drapano. Gostei dessa opção.

Pô do sol em Argostoli na Ilha de Cefalônia na Grécia
O sol de pondo sobre Argostoli, uma bela visão da varanda do meu apartamento na pousada, em Drapano

Argostoli, a antiga Cranii da Idade do Bronze, é uma cidade de 15 mil habitantes, muito bonitinha. Aninhada em uma das margens da baía que leva seu nome, ela tem uma orla muito bem cuidada, com ótima oferta de bares e restaurantes.

Como é um centrinho maior, Argostoli tem mais variedade ne oferta de hospedagem, contemplando todos os orçamentos.

Fiquei em uma pousada muito bacana, com vista arrebatadora e preço inacreditável: € 40 pela diária para duas pessoas.

Veja aqui: Hospedagem em Cefalônia – pousada boa, bonita e barata

Argostoli na Ilha de Cefalônia
Argostoli é uma graça de cidade

Além disso, Argostoli fica a 40 km do Porto de Poros, onde operam os ferries que ligam Cefalônia ao Porto de Killini (como eu vinha de Olímpia, essa era minha rota para chegar à ilha).


Ponte Drapano em Argostoli na Ilha de Cefalônia
Ponte Drapano em Argostoli na Ilha de Cefalônia
Os 700 metros da Ponte Drapano (também chamada de Ponte De Bosset) ligam as duas margens da Baía de Argostoli

Outra localidade muito procurada para hospedagem em Cefalônia é a vila de Fiskardo, no Norte da ilha, que está mais perto das praias apontadas como as mais espetaculares. Mas quando pesquisei para a viagem, não encontrei nada que me seduzisse em Fiskardo por um preço que eu considerasse justo. 

Fiskardo fica a 64 km do Porto de Poros.

O que fazer em Cefalônia


Se a ilha for seu único destino na Grécia e você quer ver um pouco de história, saiba que Cefalônia tem sítios arqueológicos apontando a presença humana por lá há mais de 40 mil anos.

Praia em Cefalônia na Grécia
O que fazer em Cefalônia? Acho que o marzão aí da foto já respondeu, né?

Pertinho de Poros, recentemente, foi descoberta uma tumba circular com mais de 3 mil anos, que deixou os arqueólogos eufóricos e que confirma a forte presença da civilização micênica em Cefalônia.

Argostoli tem um pequeno, mas respeitado Museu Arqueológico e por toda ilha é possível encontrar vestígios deixados pelos romanos (que chegaram lá no Século 2º a. C.), como um teatro e uma importante necrópole.

Mas se Cefalônia é apenas uma etapa de seu roteiro pela Grécia, como era o meu caso, concentre-se nas praias e no dolce far niente e deixe a exploração de pedras milenares pra outras etapas do itinerário (o meu teve Micenas, Epidauros, Olímpia, Argos, Tirinto, Atenas...).

Praia de Makris Gialos na Ilha de Cefalônia
Praia de Makris Gialos, deliciosa

Praias de Cefalônia


Dizem que Poseidon, deus gregos dos oceanos, nasceu na Ilha de Rodes. Mas a divindade deve ter mexido os pauzinhos pra conseguir dupla cidadania, porque o cara está totalmente em casa em Cefalônia.

A lista de praias de Cefalônia listadas como “espetaculares” é quilométrica. A mais famosa delas é Myrtos, no Norte, a 25 km de Fiskardo e a 34 km de Argostoli. Ela estava no meu roteiro, mas dançou na última hora, por um grande motivo: consegui um passeio de barco pra ir ver a Ilha de Ítaca  (que é celebrada como a casa de Ulisses/ Odisseu).

Praia de Makris Gialos na Ilha de Cefalônia
A Praia de Makris Gialos valeu cada degrau desta escadinha e muito mais
Praia de Makris Gialos na Ilha de Cefalônia
Praia de Ai Heli na Ilha de Cefalônia
Pra vocês terem uma ideia do padrão Cefalônia de praias, dei-me o luxo de achar a Ai Heli (acima e no alto) apenas legalzinha

Fui a cinco praias de Cefalônia: Makris Gialos (4 km de Argostoli), Emplisi (também transliterada como Emelissi, a 2 km de Fiskardo), Ai Helis (a 11 km de Argostoli), Fiskardo (a 50 km de Argostoli) e Skala (35 km ao Sudeste da Capital).

As praias de Makris Gialos e Emplisi, sozinhas, já teriam pagado minha viagem de 40 dias pela Europa. Mar impecável, sossegadíssimas e até a ilusão de areia branquíssima (quando você olha de perto, vai ver que são pedriscos). Perfeitas.

Praia de Emplisi na Ilha de Cefalônia na Grécia
Praia de Emplisi na Ilha de Cefalônia na Grécia
Praia de Emplisi na Ilha de Cefalônia na Grécia
Praia de Emplisi na Ilha de Cefalônia na Grécia
Praia de Emplisi: quero passar o resto da vida lá

Ai Helis tem areia cor de caramelo e fica cercada por falésias. Rende um ótimo banho de mar, mas não é um lugar indispensável no seu roteiro.

Não experimentei as águas da Praia de Skala. Fui até lá pra pegar a lancha que me levou de passeio até a vizinha Ilha de Ítaca.

Skala é uma praia bem longa, sem muitos recortes ou elevações. Tem areia dourada e uma grande infraestrutura de barracas e beach clubs. Sua orla tem uma vasta passarela de hotéis em diversos padrões. Das praias de Cefalônia que vi, era a mais urbanizada e fervida.

Praia de Skala na Ilha de Cefalônia na Grécia
Praia de Skala na Ilha de Cefalônia na Grécia
Praia de Skala na Ilha de Cefalônia na Grécia
Praia de Skala na Ilha de Cefalônia na Grécia
A Praia de Skala é mais urbanizada, mas a cor do mar é padrão Cefalônia total

Eu pretendia dar um mergulho na enseadinha da Vila de Fiskardo (a decantada Praia de Fiskardo), mas foi simplesmente impossível encontrar um lugar pra estacionar o carro (e olha que essa viagem foi em maio). A vila pesqueira é bem bonitinha, tipicamente grega.

Além dessas, queria ter experimentado as praias de Antisamos e Loudarta, que também são muito bem faladas. Junto com a famosa Myrtos, elas ficaram para a próxima visita a Cefalônia.

Infraestrutura das praias em Cefalônia

Praia na Ilha de Cefalônia na Grécia
Praia em Cefalônia na Grécia
É bom contar com as cabines pra trocar de roupa, assim ninguém pega a estrada com o maiô molhado

À exceção de Skala e Fiskardo, que ficam dentro de cidades, as outras praias de Cefalônia onde estive têm uma infraestruturazinha modesta, com estacionamento, cabine pra os banhistas trocarem de roupa e quiosques onde funcionam bares (mas não espere que eles estejam abertos fora da alta temporada).

No alto verão, os serviços são incrementados nas praias de Cefalônia, mas em maio não deu pra contar com aluguel de cadeiras ou guarda sóis ou mesmo bares (em Ai Heli, subi uma pirambeira pra chegar a um barzinho bem simpático, que estava funcionando).

Praia de Emplise na Ilha de Cefalônia na Grécia
Praia de Emplise na Ilha de Cefalônia na Grécia
Na praia de Emplise, as árvores proveram sombra pra o carro e pra mim
 
Quando você for, portanto, é bom caprichar no suprimento de água, alguma fruta, caso bata uma fominha, muito protetor solar (ou, ainda melhor, camisas com proteção UV), chapéu e outros itens básicos de sobrevivência à beira-mar.

Praia de Emplise na Ilha de Cefalônia na Grécia
Não esqueça as sapatilhas, porque areia nas praias da Grécia é uma raridade

A trepidante Cefalônia

Fazia um par de horas que eu estava em Cefalônia, chegando na pousada, quando um rugido furioso me deu a impressão de que um caminhão desgovernado estava descendo a ladeira.

Era um terremoto de algo como 4 graus na Escala de Richter, como descobri depois, fuçando o noticiário. Durou uns 15 segundos, se tanto, e não fez nem cócegas na ilha.

Praia na Ilha de Cefalônia na Grécia
De vez em quando a terra treme, mas o mar é assim
 
Esse tipo de ocorrência é muito comum em Cefalônia, que está sobre uma importante falha geológica — o encontro da Placa Eurasiana com a Placa Helênica. Normalmente, os tremores rendem apenas histórias pitorescas para os turistas contarem, como é o caso aqui. Os locais nem se abalam (com trocadilho e tudo).

Eles são escaldados pelos terremotos de 1953, que não deixaram praticamente nenhuma construção de pé na ilha — toda a área de Cefalônia se ergueu mais de 60 centímetros sobre o nível do mar e assim permanece.

Além das muitas mortes, a devastação levou a uma debandada geral dos moradores de Cefalônia. Dos 70 mil habitantes daquela época, a ilha vem remando há 70 anos para recuperar a população. Hoje, Cefalônia tem 35 mil moradores.

Praia de Makos Gialos em Cefalônia na Grécia
De abril a outubro, o mergulho neste mar está garantido 

O clima em Cefalônia

Cefalônia é terra de verões longos, muito quentes e muito secos. Entre abril e outubro, a chance de chuva é mínima e as temperaturas costuma ficar acima dos 30 °C, durante o dia, refrescando para a casa dos 20 °C, à noite.

No inverno, até chove na ilha, mas nada torrencial. As temperaturas médias nessa época são de 15 °C durante o dia e 9 °C à noite.


As ilhas gregas na Fragata Surprise
Arquipélago Argo-Sarônico
Hidra

Dodecaneso
Rodes: Cidade de Rodes e Lindos

Grécia na Fragata Surprise


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
X (ex-Twitter) | Instagram | Facebook | Bluesky | Threads

Nenhum comentário:

Postar um comentário