![]() |
O passeio ao bairro de Frida Kahlo merece terminar com
petiscos " raiz" do Mercado de Coyoacán |
O bairro de Coyoacán, na Cidade do México, ainda ecoa a
aldeia pacata que foi um dia e atraiu moradores ilustres, como Frida Kahlo,
Diego Rivera e León Trótski. E esse lado raiz da área resiste com força no
pitoresco Mercado de Coyoacán.
O mercado é uma escala imperdível no bairro que atrai
visitantes do mundo inteiro pra ver a Casa de Frida Kahlo e o Museu Casa de
León Trótski. Lá, entre tacos e carnitas, encontrei o fecho perfeito para meu
passeio cheio de emoções.
Depois de visitar personagens ilustres e de explorar as ruas tranquilas de um bairro tão gostoso, adorei o mergulho na comida mexicana “de raiz” servida no Mercado de Coyoacán e super recomendo.
Veja as dicas:
Mercado de Coyoacán
![]() |
O Mercado de Coyoacán tem uma grande área dedicada ao vestuário popular |
A poucas quadras das casas de Frida e de Trótski, o Mercado de Coyacán é a contramão mais certa e reconfortante desses mercados gurmetizados que estão tomando conta do planeta.
Nada é hype ou repaginado por lá. O mercado é totalmente
povão, no melhor sentido da expressão — na estética, nas instalações,
frequência e no cardápio.
É daqueles lugares com toalhas de plástico e paliteiros sobre
as mesas, nem sombra de ar-condicionado e um burburinho suave que abre o
apetite.
![]() |
Não espere um mercado gurmetizado, como manda a moda |
Frida Kahlo e Diego Rivera foram frequentadores assíduos das antigas instalações do Mercado de Coyoacán, inauguradas em 1921.
Desde 1956, o mercado ganhou esta nova sede, construída sobre um antigo tianguis (uma espécie de mercado de pulgas típico do México), a pouca distância da original.Garantem os locais que o "novo" espaço mantém a mesma vibe e tradição. Uma prova disso é que o Mercado de Coyoacán é um dos lugares mais procurados para a compra dos produtos típicos de cada festa popular celebrada pelos mexicanos — dos ingredientes para os pratos aos enfeites.
![]() |
Carnitas de costela de porco. Isso estava bom demais! |
O Mercado de Coyacán ocupa uma quadra inteira. Em seu interior, entre barracas de verduras, carnes e temperos, você vai encontrar também roupas, artesanato, brinquedos — eu quase comprei uma piñata, aqueles recipientes em forma de bicho, muito enfeitados, que se enche de doces e prendas e que é explodido por fogos de artifício nas festas locais.
No centro disso tudo, a versão roots da praça de alimentação oferece mesas coletivas cobertas por toalhas de plástico, banquinhos de pernas bambas, imensas travessas com temperos (pra você "customizar" seu prato) e a azáfama de atendentes das barracas, que se desdobram para servir antojitos (tira-gostos) de todos os tipos — inclusive os populares chapulines (gafanhotos tostados), sucesso de boteco desde tempos pré-hispânicos.
![]() |
As porções de carnitas são preparadas na chapa, à vista do
freguês |
Eu me abanquei em uma mesa de El Guero de Coyoacán, restaurante popular instalado no mercado desde sua reinauguração, em 1956, para provar as tentadoras carnitas, porções de carne desfiada, passada na chapa, acompanhadas por tortilhas e um caleidoscópio de molhos — todos muito ardidos, naturalmente.
Curte feiras e mercados? Dá uma olhada no monte de lugares legais mundo afora já comentados na Fragata: Feiras e Mercados - Índice
![]() |
Parte da sobremesa foi merengue na casquinha de sorvete |
Depois de me acabar nas carnitas do Mercado de Coyoacán (e gastar menos de 60 pesos, ou R$ 10) na pantagruélica refeição, tratei de explorar os tabuleiros de doces dos ambulantes que ficam do lado de fora.
Ainda estou na dúvida se gostei mais do doce de tamarindo com pimenta ou do merengue com limão (servido em porções industriais, na casquinha de sorvete). Sei lá se foi o acolhedor e ingênuo clima de quermesse, só sei que, com pimenta e tudo, eu me senti criança outra vez...
Ignacio Allende, s/n (entre as ruas Xicoténcatl e Malintzin)
Transporte na Cidade do México
Hospedagem na Cidade do México - La Condesa
Museu Anahuacalli de Diego Rivera
O que ver no Centro Histórico da Cidade do México
Muralismo mexicano no Palácio Nacional de Belas Artes do México
Museu Nacional de Antropologia do México
O que fazer no Bosque de Chapultepec na Cidade do México
Visita às pirâmides de Teotihuacán
Nenhum comentário:
Postar um comentário