![]() |
A arquitetura em enxaimel de Rouen é apaixonante |
A apenas uma hora e meia de Paris, Rouen é uma cidade encantadora. A capital da região da Normandia tem casas em enxaimel, uma catedral gótica apontada como uma das mais belas da França e o aroma irresistível da opulenta culinária local.
Uma cidade assim tem que, naturalmente, emplacar esta série de Roteiros Criativos. Rouen, com toda certeza, é o complemento perfeito para uma viagem a Paris.
Ela combina história e charme francês em doses exatas. No capítulo
História, Rouen é lembrada como local da prisão e martírio de Joana D’Arc.
Sua Catedral de Notre Dame, tão impressionante quanto a de Paris, foi musa
recorrente de Monet. Sua arquitetura bem preservada convida a horas de caminhada
por ruelas com franco sotaque da Idade Média.
![]() |
A Praça do Mercado Velho de Rouen, local da execução de Joana D'Arc, hoje está cercada por restaurantes e tem uma igreja em homenagem à Donzela de Orleans |
A escapada que vai enriquecer sua viagem a Paris
Se Paris resplandece em sua arquitetura eclética/neoclássica, nascida da reforma urbana do Barão Hausmann, que botou abaixo o patrimônio medieval da cidade, no Século 19, Rouen, a sem-barão, nos convida a passear por ruas estreitas, onde edifícios de até 600 anos parecem cochichar entre si, num tête-à-tête alheio a quem passa.
![]() |
Sem o barão, Rouen preserva um sotaque medieval, apesar dos bombardeios da II Guerra |
Enfim, Rouen é uma grande escapada — e um maravilhoso complemento — a uma visita a Paris.
Veja as dicas:
Leia também:
Rouen, França - a terra do Coração de Leão
Atrações gratuitas na França: Paris, Rouen e Carcassonne
Roteiros criativos - Rouen
Esses encantos todos de Rouen em descobri visitando-a por um motivo bem particular: ela está profundamente ligada à história de Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra e duque da Normandia, que amou a cidade acima de todas as outras e fez questão de que seu coração fosse sepultado lá — na Catedral que Monet pintaria obsessivamente, sete séculos depois da morte do monarca.
(Ricardo Coração de Leão é uma das minhas obsessões históricas — por conta da lenda de Robin Hood, que fazia mais sucesso na minha infância do que qualquer história com fadas e princesas. Eu até visitei o local em que ele ficou prisioneiro, a pequena e apaixonante Dürnstein, na Áustria, que também está nesta série de roteiros criativos).
![]() |
A arquitetura em enxaimel faz o charme normando de Rouen |
O charme normando de Rouen
Cortada pelo mesmo Rio Sena que atravessa Paris (e onde uma ilha em forma de barco lembra desconcertantemente a Île de la Cité da capital francesa), Rouen vai tornar impossível você não sucumbir de amores por por ela.
![]() |
Rouen também tem uma ilha em formato de barco no Rio Sena. A Île Lacroix abriga instalações esportivas, pistas de
patinação no gelo, clubes náuticos e áreas verdes muito usadas pelos moradores |
Os motivos são muitos, mas cito dois: arquitetura e culinária. São duas marcas deixadas pelos Normandos — os Homens do Norte, vikings que se estabeleceram por lá no Século 10º.
A primeira herança normanda é a arquitetura em enxaimel, método
construtivo tradicional da Idade Média. A técnica consiste em erguer um
esqueleto de madeira preenchido por uma espécie de taipa ou tijolos, deixando
as vigas aparentes e um conjunto de desenhos geométricos nas fachadas.
A segunda marca normanda em Rouen é a culinária forte, aromática e substanciosa. Pratos à base de pato, frutos do mar, maçã, manteiga e creme fresco resultam numa orgia gustativa com molhos ricos e aveludados.
Complete isso com os queijos Camembert, Livarot e Pont-l’Évêque, típicos da Normadia, e alguns cálices do delicioso Calvados (destilado de maçã) e a vida não tem como não ser linda.
O que fazer em Rouen
Visite o Museu de Belas Artes, com obras de Monet, Velázquez e Rubens. Caminhe até a Praça Velha do Mercado, onde Joana D’Arc foi queimada e hoje se ergue a moderna Igreja de Santa Joana D’Arc. Não perca o Gros-Horloge, o relógio astronômico do século 14, e a Abadia de Saint-Ouen, com vitrais deslumbrantes.
![]() |
A Catedral de Rouen começou a ser construída no Século 12 |
Como chegar a Rouen
De Paris, trens partem da Gare Saint-Lazare a cada hora e chegam a Rouen em pouco mais de 1h10. Também é possível ir de carro, percorrendo cerca de 135 km. É uma bate e volta fácil, mas recomendo uma temporada mais esticada.
![]() |
Uma viagem de trem de pouco mais de uma hora liga Paris a Rouen |
O pernoite em Rouen já vale a pena pelo espetáculo do pôr do sol sobre a Catedral e as o encanto das ruas antigas iluminadas.
O bilhete de trem de Paris para Rouen (estação Rouen Rive Droite), na segunda classe, custa a partir de cerca de € 10 em cada trecho. O preço pode chegar a € 30. dependendo da antecedência da compra e do tipo de trem.Há trens diretos frequentes operados pela SNCF (Intercités e
TER Normandie) ao longo do dia, geralmente a cada 30 a 60 minutos.
Roteiros criativos - o encanto dos caminhos menos óbvios
Roteiros criativos - Antigua Guatemala desafiou os terremotos e o esquecimento
Roteiros criativos - Bolonha, a joia entre Florença e Veneza
Roteiros criativos - Dürnstein e a Wachau, uma escala encantadora entre Viena e Salzburgo
Roteiros criativos - Valência, uma paixão mediterrânea
Roteiros criativos - Rodes, o melhor da Grécia sem atropelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário